terça-feira, 4 de junho de 2013


Artigo sobre a evolução histórica da atividade salineira no estado do Rio Grande do Norte (Brasil) (COSTA et al., 2013).


A pesquisa elenca alguns dos principais eventos históricos que marcaram a evolução da atividade salineira a partir da colonização da América portuguesa, com enfoque direcionado ao espaço que hoje corresponde ao Estado do Rio Grande do Norte. 

Essa atividade teve início com a descoberta e exploração das reservas naturais e a posterior produção de sal marinho nas salinas artesanais. Ao longo do tempo, a atividade salineira passou a impulsionar o desenvolvimento de outras atividades a ela relacionadas, configurando-se como uma das principais atividades econômicas desenvolvidas nas margens das desembocaduras dos principais rios da Capitania do Rio Grande (do Norte). 

Com o aumento da demanda nacional (séc. XVIII), várias salinas de pequeno porte passaram a ser construídas ao longo do litoral nordeste do Brasil. 

Todavia, o advento, no Brasil, da política desenvolvimentista baseada na industrialização (segunda metade do século XX) refletiu profundamente nesta atividade, com a implementação de uma indústria salineira de grande porte, com processos de produção e de engenharia baseados no modelo dos Estados Unidos, com a modernização e dinamização de setores industriais para atender às elevadas demandas da indústria química em expansão no país.

Por fim, são definidos os últimos redutos da produção de sal artesanal, com a localização, área (em ha) e nome da localidade, na esperança de poder ver estes locais incluídos nas listas nacionais, estaduais ou mesmo municipais de locais a serem tombados para a conservação.

Diógenes Costa










Um comentário:

  1. Link para o download: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13884

    ResponderExcluir